Como a tecnologia é capaz de criar uma Startup de Sucesso

Como a tecnologia é capaz de criar uma Startup de Sucesso

Se você gerencia uma Startup ou pretende abrir esse tipo de negócio, é fundamental que você saiba como a tecnologia ajudará em seu desenvolvimento de diferentes formas, como na aplicação de sua ideia inovadora, na garantia da escalabilidade, no aumento da produtividade e mais.

Não negligencie esta leitura, já que este conhecimento poderá ser o diferencial que sua Startup precisa para conquistar o sucesso desejado e se destacar no mercado. No entanto, primeiramente é interessante que você entenda como aconteceu o Boom de Startups para, após, saber qual é o papel da tecnologia no campo prático. Confira a leitura!

O Boom das Startups no Brasil

Nos últimos anos houve um grande aumento no volume de Startups no Brasil. Segundo as informações da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a quantidade desse tipo de empresa triplicou entre 2015 e 2019, subindo de 4.151 para 12.727.

O Brasil não se destacou somente na quantidade de Startups, mas também no valor de mercado que elas adquiriram, pois, 13 companhias brasileiras se tornaram unicórnios até 2019, são elas: QuintoAndar, PagSeguro, 99, iFood, Nubank, Arco, Ebanx, Gympass, Loggi, Ascenty, Stone, Loft e WildLife.

Uma startup unicórnio é aquela que é avaliada em 1 bilhão de dólares antes de abrir seu capital na Bolsa de Valores (B3), ou seja, passou a ter suas ações comerciadas em público pela primeira vez. Esse tipo de empresa é tão raro quanto encontrar a criatura mítica denominada unicórnio. Justamente por isso recebe esse nome.

Há expectativas de que o ecossistema de Startups seja ainda maior em 2021, já que Eduardo Fuentes (analista do Dataminer) afirmou à Money Times que foram investidos mais de US$ 600 milhões no segmento apenas no mês de janeiro do ano, o que significa que o crescimento do setor neste e nos próximos anos poderá ser ainda maior que em 2020.

Apesar do número de Startups que estão surgindo nos últimos anos ser grande, poucas conseguem se manter ativa nos mercados a longo prazo. Segundo uma pesquisa realizada pela Época Negócios, que analisou 191 Startups entre 2011 e 2016, 74% delas fecham após cinco anos de atividade.

Asism, para garantir a sobrevivência da sua Startup, é relevante que a organização conte com tecnologia, o que é feito investindo em projetos e ferramentas da área de Tecnologia da Informação (TI).

Como a tecnologia pode auxiliar esse crescimento das Startups?

A tecnologia é crucial para garantir o desenvolvimento de uma Startup, seja ela do setor de saúde, educação, serviços financeiros entre outros.

Para investir na tecnologia no campo prático, é vantajoso que a Startup terceirize o setor de TI, fazendo com que ele tenha a infraestrutura adequada para que a empresa realize suas atividades, bem como que seja composto por uma equipe de profissionais competentes, especializados, produtivos e comprometidos.

Entenda nos tópicos abaixo quais são as principais vantagens conquistadas por uma empresa que investe na tecnologia e um bom setor TI.

Escalabilidade

A escalabilidade é a capacidade de uma empresa de expandir suas atividades, carteira de clientes e outros fatores sem elevar os custos na mesma proporção. Essa é uma qualidade basilar para uma Startup, sendo necessária para que o negócio alcance os resultados aguardados por líderes e investidores.

Por exemplo, em vez de contratar frequentemente novos profissionais de TI e investir em servidores mais robustos, pode-se contratar soluções que atenderão as demandas da empresa mesmo quando ela crescer, garantindo escalabilidade.

Produtividade

A tecnologia alavanca a produtividade ao automatizar trabalhos manuais e burocráticos, fazendo com que toda a equipe se concentre na atividade-fim e em operações que agreguem mais valor ao negócio, como negociação com parceiros, experiência do cliente, aprimoramento de seus produtos ou serviços etc.

Existem outras inovações que também ajudam na produtividade de uma empresa, como a computação em nuvem. Ela possibilita que as operações sejam realizadas em computadores de terceiros, bastando ter acesso à internet para utilizar os dados da empresa e seus sistemas.

Isso traz mobilidade ao negócio, pois os gestores poderão monitorar as atividades a qualquer momento e fora do estabelecimento, bem como permitir que colaboradores realizem mais atividades à distância — melhorando o home office.

Segurança

O vazamento ou a subtração de dados da empresa por criminosos virtuais podem fazer com que o negócio perca a confiança de clientes, parceiros e investidores.

No entanto, tecnologias de ponta são acompanhadas de robustas ferramentas de segurança, como antivírus, firewalls, criptografia das informações (o que as tornam ilegíveis para hackers), entre outras que minimizam as chances de ataques virtuais.

Controle

Aplicar tecnologias na gestão ampliará o controle que os gestores têm sobre a Startup, pois as soluções coletarão e analisarão dados da empresa para criar gráficos e relatórios sobre diferentes aspectos do negócio.

São aplicados indicadores-chave de desempenho (KPIs) constantemente sobre as operações do negócio, gerando informações como:

  • custos, despesas, receitas e outras contas do negócio;
  • nível de qualidade dos serviços ou produtos da Startup;
  • acompanhamento do desempenho dos colaboradores;
  • taxa de novos clientes, de satisfação e de fidelização;
  • tempo de entrega de projetos;
  • taxas de erros e retrabalho;
  • nível de integração entre os setores;
  • quantidade de atendimentos realizados;
  • número de solicitações não atendidas;
  • tempo de resposta médio do atendimento; entre vários outros.

Inovação e adaptação

Startups também precisam se adaptar às alterações de mercado, seja por mudanças nos gostos dos consumidores, surgimento de novas legislações ou outros fatores. Pelo fato de a tecnologia fornecer dados amplos sobre o negócio, a Startup tem capacidade de realizar pivotagens estratégicas agilmente, reinventando o negócio.

Além disso, uma boa equipe de TI conseguirá adaptar rapidamente a área de tecnologia da Startup e traduzir a ideia inovadora para o mercado como produtos ou serviços, o que assegura aceitação do público e conquista confiança de investidores.

Conte com a Parafernália para fornecer as melhores soluções para apoiar a TI da sua Startup

Ter o apoio da Parafernália é essencial para aproveitar de todos os benefícios da tecnologia. Essa é uma empresa que usa a tecnologia para criar produtos escaláveis e de alcance mundial.

A organização auxilia seus parceiros ao atuar de forma consultiva, organizando os processos e entregando a melhor equipe de TI para seus projetos de desenvolvimento. Isso é feito por dois serviços que serão explicados a seguir.

Staffing de TI

É o fornecimento de talentos de TI para a Startups, incluindo desde programadores até líderes técnicos, o que reduz os custos do negócio, aumenta a flexibilidade e agilidade na entrega de projetos. A seleção dos profissionais é feita por metodologia própria da Parafernália, já que ela tem toda a expertise necessária para o recrutamento e fornecimento de profissionais com perfil ideal para a Startup.

Além de rápido, o serviço é flexível, possibilitando que a contratação seja permanente ou temporária, o período que for mais conveniente ao negócio. Também é possível trocar os colaboradores a qualquer momento do projeto, seja por questão comportamental ou por necessidade de perfil técnico mais adequado.

CTO as a Service

CTO significa Chief Technology Officer e se trata do profissional com papel de gerenciar ou liderar a área de TI. A solução CTO as Service consiste na disponibilização de um time de TI completo, incluindo a presença de um líder técnico para o projeto. Todo o pessoal compreenderá e atenderá prontamente as necessidades de negócio da sua Startup.

Essa solução é perfeita para empresas que têm uma ideia ou estão em fase inicial e precisam desenvolver seu produto, mas não têm o network necessário para encontrar os profissionais ideais para o negócio. O CTO permitirá que sua Startup desenvolva ou aprimore os produtos internos da empresa, supere os desafios encontrados e que o time entregue o resultado desejado.

Apesar de o cenário das Startups ser bastante otimista no Brasil, é preciso investir na tecnologia para que o negócio não feche as portas, seja capaz de se adaptar ao mercado e conquiste o mercado. Foi justamente para auxiliá-lo no alcance desse objetivo que as soluções da Parafernália foram criadas, valendo a pena conferi-las.

Entre em contato conosco para agendar uma reunião e saber detalhadamente sobre nossas soluções, as tecnologias que trabalhamos, nossas metodologias e mais!

Vamos começar a contruir um
Negócio digital moderno?

Entre em contato com NOSSOS CONSULTORES