O que o profissional deve saber sobre o mercado de TI

O que o profissional deve saber sobre o mercado de TI

Conforme a tecnologia e as inovações avançam, os profissionais de tecnologia da informação são cada vez mais requisitados. Afinal, o mercado de TI não para de crescer, assim como as demandas tecnológicas por clientes e consumidores.

Um relatório da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), divulgado em 2019, previa um “apagão técnico” causado pelo déficit na formação de novos profissionais da área. A estimativa citava que 70 mil profissionais de TI seriam necessários, enquanto apenas 46 mil pessoas se formariam no ensino superior com o perfil adequado para o setor.

O Crescimento do mercado de TI para 2021

Com a pandemia do Coronavírus, as empresas tiveram que se adaptar. Assim, as projeções de crescimento para 2020 e 2021 precisaram ser revistas. Felizmente, a adoção de ferramentas e softwares e Software as a Service (SaaS) possibilitaram que as produções e os processos corporativos continuassem em operação.

Um estudo realizado pela IDC, em junho e atualizado em setembro deste ano, previa um crescimento de 9% para o mercado e foi reajustada para 6,8%. Já os investimentos, caíram de 6% para 2,8%. 

Felizmente, mesmo quando reavaliadas, as projeções continuam demonstrando um crescimento importante para o setor. Ainda que tenham sofrido diminuição, a perspectiva segue positiva.

As principais competências que o mercado de TI exige

Para quem quer ingressar na área, diversas competências são requisitos básicos. As características e as habilidades pessoais, conhecidas como soft skills, são tão fundamentais quanto o conhecimento técnico.

As carreiras em TI podem oferecer uma bifurcação de carreira em Y: dividindo seus profissionais entre generalistas/gestores e especialistas. Em ambos os casos, estudos continuados, mantendo-se a par das tendências e atualizações constantes são imprescindíveis.

Uma vez que hardwares, softwares e linguagens de programação vão se transformando, é preciso manter-se com o conhecimento em dia para os diversos desafios que virão. E isso inclui o domínio de outros idiomas, que consequentemente, abre portas para obter novos conhecimentos.

As soft skills mais procuradas pelo mercado de tecnologia são:

  • Organização;
  • Adaptabilidade;
  • Comunicabilidade;
  • Produtividade;
  • Flexibilidade.

Especificações e certificações técnicas exigidas irão variar de acordo com as empresas, departamentos e senioridade. Assim, três hard skills que são constantes na busca de novos colaboradores, são:

  • Know-How técnico;
  • Análise de Dados;
  • Resolução de Problemas.

As principais tendências para o futuro

O mercado de TI dita tendências e estas, por sua vez, ditam onde e quando os investimentos serão feitos. Cheio de possibilidades e novidades, o mercado segue em busca de tecnologias que irão aumentar a produtividade e lucratividade, além de criar modelos de negócio. 

5G

O Brasil ainda não possui a estrutura necessária para receber e replicar a tecnologia de 5G, mas já podemos observar esse movimento acontecendo em outros países. Empresas que querem sair na frente da concorrência já estão se adaptando para garantir que as arquiteturas de dados escaláveis e em tempo real estejam prontas para os múltiplos fluxos de informações que estarão disponíveis.

Realidade Aumentada

Ao levar o virtual para a realidade, a união entre eles cria a realidade aumentada. O potencial dessa tecnologia é gigantesco e abre espaço para obter o melhor dos dois mundos. O uso de QR Codes é um dos exemplos mais simples de como uma imagem real, impressa, no mundo físico, pode levar a diversos locais virtuais – websites, e-commerces e jogos, por exemplo.

IOT (Internet das Coisas)

Transformar aparelhos analógicos em suas versões inteligentes só pode ser realizado através da Internet das Coisas. Através de sensores, monitoramento e conexão, é possível conectar aparelhos com outros do mesmo tipo, integrar e até automatizar funções – seja uma geladeira ou um sistema de resfriamento de data centers, por exemplo.

Big Data

Smartphones, computadores, data centers, websites, redes sociais, inclusive a geladeira smart que comentamos acima – todos estes estão obtendo dados de seus usuários a cada segundo. Esse turbilhão de informações precisa ser filtrado, categorizado e armazenado para que os dados possam se transformar em informações e depois em insights.

DataOps

Seguindo princípios semelhantes ao DevOps, essa versão de metodologia ágil é muito utilizada para otimizar análises de dados, principalmente em Big Data. Ao unificar os fluxos de trabalho e reduzir os processos manuais, há um aumento exponencial da capacidade de extrair valores e insights das informações. A produtividade das equipes também cresce, permitindo identificar rapidamente questões que trazem problemas e atrasos.

Inteligência Artificial

Se com o IoT é possível conectar aparelhos entre si e em rede, a inteligência artificial utiliza a conectividade em outro patamar. A internet e outras bases de dados são utilizados para treinar máquinas, que, futuramente, poderão se corrigir, se atualizar e até aprender independentemente. Assim, os maquinários poderão avisar quando estão próximos de uma eventual falha ao analisar todos os cenários possíveis de acordo com o presente, por exemplo.

Quais são as áreas com maior demanda para o mercado de TI

Intrinsecamente conectadas, as áreas mais promissoras podem ser divididas em quatro categorias:

Desenvolvimento

Desenvolver e criar soluções, que podem variar de aplicativos a automações, de acordo com as necessidades da empresa.

Segurança da Informação

Manter os dados e informações em segurança, através de protocolos e estratégias. Garantir que tudo esteja em compliance, diminuir as chances de não-conformidades e ataques que podem parar as operações.

Infraestrutura

A base de todo o cenário de TI, é responsável por assegurar que todos os equipamentos estejam atualizados, otimizados e em pleno funcionamento. Atualizações de hardware, troca e adoção de ferramentas também ficam sob o guarda-chuva de responsabilidades de infraestrutura.

Cloud

Armazenar informações e utilizar máquinas virtuais para processamento de dados e operações podem ser realizados através da nuvem. Verificar a viabilidade técnica e econômica, realizar migrações entre outras formas de storage fazem parte do escopo da categoria.

Acompanhar as tendências do mercado de TI é muito importante para os profissionais que desejam crescer nessa área.  Referência no recrutamento de desenvolvedores, a Parafernália é especialista em soluções de Staffing de TI e CTO as a Service.

Aproveite e cadastre o seu currículo em nosso banco de dados. Com certeza, há uma vaga indicada ao seu perfil profissional à sua espera.

O que o profissional deve saber sobre o mercado de TI
Os números do mercado de TI Brasileiro
Quais os desafios das mulheres no mercado de TI?