Conheça mais sobre a metodologia Scrum

Conheça mais sobre a metodologia Scrum

Ao entender práticas para uma melhor gestão de projetos, é comum cruzarmos com um conceito que, cada vez mais, se destaca: o scrum. A metodologia se tornou popular por sua efetividade, afinal, ajuda empresas a melhorarem a organização dos processos.

Esse papel de protagonismo da metodologia tem muito a ver com seu dinamismo: apesar de ser amplamente adotada por times de desenvolvimento de software, pode ser implementada em qualquer tipo de empresa, independente do segmento.

Por isso, nesse conteúdo, vamos te explicar um pouco mais sobre o scrum, buscando compartilhar um pouco do nosso conhecimento e inteirar você sobre esse método de trabalho. E então, preparado(a)?

Scrum: o que é?

Antes de falarmos do Scrum, é importante que você entenda o que é metodologia ágil — ou agile.

A metodologia ágil é baseada no Manifesto Ágil, um conjunto de práticas e ações que visam direcionar o trabalho das equipes de desenvolvimento de software. É calcado em 4 diretrizes, que são:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Esse processo é uma forma de olhar a partir de outro prisma para o desenvolvimento de software, buscando construir uma relação saudável de trabalho — mas especialmente prezando pela eficiência.

O scrum, portanto, é como um framework que pode ser aplicado em empresas que seguem o desenvolvimento ágil. Ele ajuda a organização a lidar melhor com as demandas dentro de um projeto complexo, a partir de uma dinâmica que prioriza a produtividade, a comunicação e a hierarquização de tarefas.

Curioso para entender mais? Siga a leitura para aprender como o scrum funciona!

Como a metodologia Scrum funciona

O scrum é uma metodologia de trabalho e gestão de projetos que preza pela organização acima de tudo. Por isso, se baseia na divisão e hierarquização de atividades, bem como em ciclos de produtividade curtos — e esse tempo pode ser “curto” tanto levando em conta 1 dia como 1 mês.

Esses ciclos, chamados de “sprints”, permitem que o time foque em atividades que são prioridade. Assim, o objetivo é que o gestor (ou melhor, product owner), divida todo projeto em etapas.

A partir daí, sua missão também é entender como hierarquizar essas etapas de forma que o que for mais importante fique no topo da lista — o “backlog” de atividades.

É o product owner também quem direciona essas atividades, escolhendo responsáveis aptos para lidar com o tipo de demandas. Assim, no scrum, a equipe pode trabalhar da forma que melhor se encaixar para o tipo de projeto.

Ou seja: de forma integral, com 100% do foco em uma tarefa, ou com equipe fracionada (solos, duplas ou trios) e dedicada a várias tarefas de forma simultânea.

Desse modo, o scrum possibilita maior visibilidade sobre o andamento do projeto. Por conta dos sprints, é possível que a equipe converse entre si e com os gestores, entendendo como aplicar melhorias contínuas no seu processo, o que impacta positivamente no prazo e na qualidade da entrega.

Para se ter uma noção, na prática, o scrum pode significar um avanço importante no nível produtivo. De acordo com o estudo State of Scrum de 2015, que entrevistou mais de 4 mil profissionais por todo mundo, 87% deles consideram que o scrum melhorou significativamente a qualidade do trabalho.

Os papéis no gerenciamento de projetos na metodologia Scrum

Você notou, durante a explicação do conteúdo, que há vários papéis ligados à metodologia scrum, certo? Termos que muitos profissionais talvez não conheçam — mas saiba, são essenciais!

Para aprofundar seu conhecimento, vamos explicar um pouco mais sobre alguns deles. Veja só:

Product Owner

Como o nome sugere, é o “dono do produto”. Ou seja, quem sabe tudo sobre o produto, seus recursos e funcionalidades — por isso, é quem define as prioridades no backlog. É também quem estabelece as expectativas e faz parte das aprovações.

Scrum Master

Apesar de parecer um sinônimo, o scrum master não é o mesmo profissional que o product owner. O scrum master é um responsável muito mais alinhado ao processo do que ao produto em si.

Ou seja, é o especialista em scrum e quem direciona os processos das equipes — afinal, em uma empresa, mais de um projeto scrum pode estar em andamento. É um facilitador, entendendo as necessidades de cada equipe e buscando facilitar sua jornada produtiva, eliminando obstáculos que possam impedi-los de cumprir com prazos ou exigências de qualidade.

Esse é o profissional que guia os times a partir dos preceitos do scrum.

Time de Desenvolvimento

É a equipe produtiva por trás do projeto, composta de profissionais multidisciplinares que vão desenvolver e entregar o produto. Com auxílio do scrum master, vão trabalhar para entregar o que foi definido pelo product owner.

As vantagens da metodologia Scrum para os projetos de desenvolvimento

E na prática, quais os reais benefícios da aplicação do scrum? A popularidade da metodologia já fala por si: ela tem o poder de ser realmente efetiva, certo? Mas em quais métricas essa eficácia se traduz no dia a dia?

Comunicação

O time deve se reunir todo dia (nos chamados “daily scrums”), em reuniões rápidas, para discutir o andamento do projeto e realizar alinhamentos. Além disso, após a conclusão do sprint, é necessário que a equipe se reúna para fazer o mesmo tipo de dinâmica, mas de forma mais aprofundada, recebendo um feedback qualificado dos responsáveis.

Visualização transparente do andamento do projeto

O scrum utiliza muito dos recursos visuais para organização dos processos. Toda lógica de prioridade é muito mais fácil de absorver se disposta em um quadro (físico ou digital). Assim, o processo pode ser organizado de acordo com o kanban:

Ou seja, dividido em colunas que vão identificar o que deve ser feito, o que está sendo feito e o que foi concluído. No entanto, no scrum, essa dinâmica pode ser expandida, com colunas como backlog, aprovação, revisão etc.

O scrum é uma metodologia eficiente para os times de desenvolvimento, pois não leva em conta o número de horas investidas em um projeto, mas o número de tarefas feitas. Ou seja, o foco é o resultado.

Com a melhoria contínua, é possível lapidar o processo produtivo a altos níveis de eficiência.

Agora que você já compreendeu melhor o assunto, que tal contar Parafernália Interativa para otimizar os seus projetos de desenvolvimento de soluções? Somos capazes de organizar processos da sua empresa, entregando a melhor equipe de TI, com expertise em desenvolvimento ágil. Entre em contato conosco e agende uma reunião.

Vamos começar a contruir um
Negócio digital moderno?

Entre em contato com NOSSOS CONSULTORES