Scrum Team: quem é quem nessa equipe de desenvolvimento

Scrum Team: quem é quem nessa equipe de desenvolvimento

Você já ouviu falar a respeito do conceito de Scrum? O Scrum é um framework de gestão de projetos de software ágil que permite aos times gerarem valor através de soluções adaptativas para problemas complexos. É uma solução que também acompanha as constantes mudanças do mercado e se adapta bem a elas.

Trata-se de um processo empírico baseado nas experiências passadas de seus criadores, no início da década de 90, na qual o Scrum era aplicado em projetos de software com sucesso. Atualmente, ele é uma das metodologias ágeis mais utilizadas no mundo.

Essa metodologia pode ser aplicada em diversos contextos, incluindo: financeiro, marketing, times de RH, jurídico e diversos outros, capazes de utilizarem o Scrum como estrutura para obter entregas mais rápidas, baratas e com uma alta qualidade.  O Scrum surgiu em resposta ao modelo de gerenciamento de projetos clássicos, conhecido como cascata.

Vale a pena dizer que o Scrum não é um produto pronto, que resolve todos os problemas de desenvolvimento, mas sim um conjunto de processos que orientam o desenvolvimento dos produtos.

Realizados pelo Scrum Team, esses projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints, que são entregas com prazos mais curtos, mais fáceis de controlar, gerenciar e responder às mudanças.

Mas afinal, o que é o Scrum Team?

Como o nome sugere, o Scrum Team é a equipe de desenvolvimento geralmente composta de 6 a 10 pessoas, embora alguns projetos de Scrum possam contar com equipes maiores.

Não há necessariamente uma divisão funcional de papéis tradicionais, tais como Analista de testes, Designer e Programador, por exemplo.  O diferencial desse método é o trabalho realizado em conjunto, com o objetivo principal de entregar o Sprint que foi prometido conjuntamente.

O Scrum Team permite a manutenção do equilíbrio entre todos os colaboradores, garantindo a qualidade de todo o processo. Os principais elementos desse equilíbrio são: habilidade, personalidade, responsabilidade, carga de trabalho e poder.

Como é realizada a divisão do Scrum Team?

Para implementar a metodologia do Scrum na sua empresa é essencial conhecer bem os personagens do Scrum Team. Além disso, para que o trabalho se torne mais ágil, é fundamental que cada um conheça muito bem o seu papel, garantindo assim que o Sprint seja concluído na data prevista.

Algumas funções são cruciais dentro deste modelo, outras podem surgir dependendo da necessidade de cada projeto. O Scrum Team é dividido em três partes, e agora você irá conhecer suas funções e responsabilidades para garantir o desenvolvimento de um projeto ágil.

Scrum Master

Esse é o líder técnico, podendo ser um gerente de projeto ou qualquer pessoa da equipe. É ele que assegura que a equipe siga as práticas do Scrum, potencializa o trabalho de todos os integrantes, além de garantir que as pessoas da equipe não se comprometam com aquilo que não são capazes de realizar durante a realização de um Sprint.

Para se tornar um Scrum Master é essencial que o profissional tenha um conhecimento avançado de habilidades interpessoais de comunicação, seja proativo para realizar mudanças e tornar o trabalho do Time de Desenvolvimento e do Product Owner mais eficiente. Ele deve se certificar que todos compreenderam os conceitos e seja capacitado para realizar a sua função de forma produtiva.

O Scrum Master, além de evitar os impedimentos relatados pelo Time de Desenvolvimento, deve saber administrar as suas participações, afinal, um dos seus principais objetivos é aumentar a autonomia e responsabilidades do Scrum Team, que necessita resolver os seus próprios problemas.

Product Owner

É o responsável pelo produto, atuando como a conexão entre o cliente e o Time de Desenvolvimento. Ele define o Product Backlog, que são todas as condições do projeto que são incrementadas conforme o feedback passado pelo cliente, garantindo que o resultado corresponda ao que é esperado por ele.

O Product Owner é o “dono” do produto e comunica as suas decisões ao Time de Desenvolvimento, precisando estar sempre presente nas Sprint Planning Meetings com a equipe, para realizar as definições das ações dos Sprints.

Development Team

OTime de Desenvolvimento, no qual seus integrantes são responsáveis pela execução das ações definidas para o Sprint Backlog. A equipe é formada por pessoas capacitadas, variando de 3 até 9 integrantes e permitindo assim uma comunicação efetiva.

Seus integrantes se reúnem com o Product Owner para definir as ações que serão realizadas no Sprint, e a distribuição de tarefas é realizada entre si, considerando a competência de cada um.

O Time de Desenvolvimento fica responsável por desenvolver, programar, testar e validar o projeto, e, como não precisam de supervisão constante, contam com o Scrum Master para resolver problemas que possam surgir durante o desenvolvimento do Sprint.
Quanto mais a equipe estiver integrada, maior será a produtividade e a qualidade do produto, assim, o Scrum Master deve estimular essa relação entre todos os colaboradores.

Os outros personagens do Scrum team

Dependendo do tipo de projeto desenvolvido, pode ser necessário empregar outros personagens para completar a equipe de Scrum, otimizar o tempo do Sprint e garantir que os resultados desejados sejam alcançados.

Em casos como esse, o DevOps trabalha de forma integrada e contínua com o pessoal do Development Team. O seu principal objetivo é verificar o projeto desenvolvido para avaliar se todas as exigências de desenvolvimento, implementação e suporte foram de fato atendidas. Além disso, ele possui a tarefa de dar o acabamento em cada funcionalidade priorizada pelo Product Owner.

Outra função que podemos ter no Scrum é o User Experience, no qual o seu foco é a usabilidade do produto, seguindo todas as exigências solicitadas pelo cliente para garantir a boa experiência do usuário.

Essa equipe é a ligação entre o time de desenvolvimento e o usuário, por isso, eles estão sempre concentrados com o design e arquitetura da informação na produção das funcionalidades.

Já o Growth Hacker possui a função de realizar o marketing do produto, devendo realizar a divulgação para todos os stakeholders, sejam eles internos e externos, garantindo assim o seu senso de comprometimento com o sucesso do projeto.

Através da criação de estratégias de marketing para gerar engajamento que ajudem as pessoas a contribuir com feedbacks em relação à usabilidade do produto, ele também auxilia no desenvolvimento de um item que atenda às necessidades de todos os usuários.

Para montar o Scrum Team é necessário que você saiba qual o tipo de trabalho que você deseja realizar, assim é possível definir os personagens do Scrum de forma correta. Existe também a possibilidade de contar com equipes de apoio ou outros profissionais para ajudar no desenvolvimento do projeto.

A Parafernália é uma organização B2BC apaixonada por tecnologia e produtos digitais e ajuda os seus clientes a desenvolverem produtos para resolução de problemas, impactando de maneira positiva na vida das pessoas.

Organizamos os processos e garantimos a melhor equipe de TI para desenvolver os seus projetos. Assim, você consegue mais agilidade na entrega dos projetos e custos reduzidos com seleção de profissionais. Nós selecionamos os profissionais com perfil ideal para realizar o seu projeto.

Temos também o CTO como um serviço, no qual estruturamos a tecnologia da sua empresa e montamos uma equipe e desenvolvemos o projeto para alcançar o resultado almejado.

Entre em contato conosco para agendar uma reunião e conhecer os nossos serviços disponíveis.

Vamos começar a contruir um
Negócio digital moderno?

Entre em contato com NOSSOS CONSULTORES