Conheça a importância e saiba como motivar funcionários de TI terceirizados

Conheça a importância e saiba como motivar funcionários de TI terceirizados

A transformação digital tornou a TI uma protagonista para o sucesso de qualquer negócio. A área implementa e usa estrategicamente a tecnologia em prol dos objetivos da empresa. Nesse contexto, a terceirização de profissionais ou da equipe toda é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço.

Porém, isso traz um desafio para os gestores. Afinal, como motivar funcionários de TI terceirizados? Neste artigo completo sobre o tema, mostramos tudo o que você precisa saber para solucionar essa questão. Confira!

Por que terceirizar a sua equipe de TI?

Segundo dados do International Data Corporation (IDC), a TI deve crescer cerca de 7% no Brasil em 2021. A estimativa mostra que, mesmo em tempos de crise, o setor caminha em um forte ritmo de crescimento. Nesse sentido, um dos principais motivos para a terceirização é a otimização desse investimento.

O chamado outsourcing de TI permite centralizar os componentes do setor, melhorando o uso da tecnologia pela empresa. Isso envolve a presença de profissionais altamente especializados, algo que nem toda empresa tem a capacidade de contratar para o trabalho interno.

Afinal, é um nicho de trabalho com diversas subáreas — e cada profissional de TI pode ser especializado em uma atividade diferente, todas complementares. Assim, a terceirização permite que a empresa conte com toda essa expertise dentro das suas necessidades.

Vale destacar que esse trabalho pode ser oferecido de forma remota, presencial ou híbrida. Na prática, a empresa reduz custos com folha salarial e limita o gasto exatamente ao tamanho da sua demanda. Especialmente para pequenos e médios negócios (PMEs), isso significa contar com o apoio de quem mais entende do assunto para usar a tecnologia a seu favor para ser mais eficiente e crescer no mercado.

Além disso, vale lembrar que esta prática libera o tempo dos seus colaboradores internos para focar em atividades mais essenciais do dia a dia — e o tempo é um recurso valioso para qualquer empresa.

Por que você precisa manter a sua equipe terceirizada motivada?

A equipe terceirizada é essencial para a empresa, sobretudo quando ela assume uma atividade tão importante para a eficiência operacional. Para ir além, o desempenho da TI impacta todos os outros departamentos.

Por isso, é fundamental garantir que os profissionais estejam motivados. Quando isso acontece, sua produtividade é maior — o que melhora os resultados da empresa, evita problemas e reduz custos.

Do ponto de vista prático, também é importante que a TI terceirizada esteja motivada para conhecer cada vez melhor a infraestrutura tecnológica e a cultura da empresa. Isso significa estar engajado nos objetivos do negócio e colaborar para alcançá-los.

Vejamos, então, como fazer isso no dia a dia da equipe.

Quais as melhores práticas para motivar profissionais de TI terceirizados?

Como você pôde ver, a motivação impacta diretamente o desempenho da empresa. Por isso, confira algumas práticas que ajudam a promovê-la entre os profissionais terceirizados.

Faça os terceirizados se sentirem parte da empresa

É importante demonstrar que a empresa valoriza os profissionais terceirizados na mesma medida que faz com os demais. Essa integração gera engajamento e traz uma série de benefícios: melhora da comunicação, mais atenção ao trabalho, satisfação pessoal e profissional etc. Tudo isso ajuda a manter o rendimento da TI em alta.

Estabeleça metas

Não basta esperar que o desempenho seja positivo. Um bom profissional, mesmo quando engajado nos objetivos da equipe, deve ter critérios para avaliar seu próprio trabalho e saber onde está acertando e o que pode ser melhorado. Portanto, metas específicas são essenciais, pois permitem uma avaliação mais precisa do desempenho.

Lembre-se que isso muda de acordo com o trabalho realizado por cada profissional. Se sua TI terceirizou o Service Desk, por exemplo, é interessante adotar indicadores para mensurar quantidade de atendimentos, tempo de resposta, quantos chamados são necessários para solucionar cada problema etc.

Forneça condições de trabalho adequadas

Parte do sentimento de reconhecimento vem da experiência que o profissional tem no dia a dia. Se ele não conta com condições de trabalho adequadas, é difícil mantê-lo motivado. Em tempos de home office, por exemplo, é importante pensar na infraestrutura de cada profissional e na própria comunicação interna da equipe.

Quanto mais objetivas forem as orientações passadas aos terceirizados, mais fácil fica para cada membro do time realizar suas funções com tranquilidade.

Promova treinamentos e capacitação

Outra forma de motivar profissionais é investir na sua formação por meio de treinamentos. Além de aumentar sua produtividade, essa prática mostra que a empresa se preocupa com o futuro de cada indivíduo e deseja que todos possam crescer juntos.

Informe os objetivos da empresa

Fazer com que um profissional terceirizado se sinta parte da empresa vai além do tratamento pessoal. É importante que ele entenda o que a organização faz e como, quais são seus objetivos, o que isso representa para a TI e por que ele deve se preocupar com isso.

Dessa maneira, as metas individuais fazem mais sentido no contexto mais amplo — e isso ajuda a equipe terceirizada a entender o impacto do seu trabalho nos resultados do negócio.

Forneça feedbacks e valorize as conquistas

Feedbacks devem ser focados em ressaltar os pontos positivos e ajudar o profissional a aperfeiçoar os negativos. Não há espaço na TI para ficar buscando culpados — é preciso promover o crescimento coletivo. Portanto, valorize as conquistas e demonstre isso aos terceirizados, seja por meio de premiações, seja na comunicação interna.

Remunere de forma adequada

Contratos de terceirização já são pensados de maneira a otimizar os custos da empresa, entregando exatamente aquilo que ela precisa por um valor proporcional. Então, certifique-se de garantir a remuneração adequada aos terceirizados, pois esse é um fator crucial para a motivação individual e coletiva.

Conte com o apoio de quem mais entende do assunto

Se quer uma equipe de TI realmente eficiente, conte com o apoio de um especialista em Staffing de TI. A Parafernália, por exemplo, é referência no assunto e traz uma visão estratégica de quem é especialista em impulsionar a transformação digital nas empresas.

O Staffing de TI é uma solução para quem quer terceirizar as atividades do setor, seja um único profissional, seja o time todo — o que inclui um líder técnico. Com uma metodologia própria e um grande banco de talentos, a Parafernália agiliza o processo de contratação com foco no perfil ideal para as demandas da sua empresa.

Assim, você ganha tempo para focar no seu negócio, agiliza as entregas de projetos, reduz custos e garante que sua equipe de TI seja formada por profissionais de excelência. São diferenciais que só uma especialista como a Parafernália tem a oferecer.

Agora que você já sabe como motivar funcionários terceirizados, coloque essas dicas a seu favor e conquiste resultados cada vez melhores para sua empresa! Caso deseje saber mais, entre em contato conosco.

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