CTO as a Service: conheça os benefícios dessa solução para as startups
No começo de 2020, o Brasil já possuía mais de 12.700 startups, de todos os segmentos. Trata-se de um modelo de negócio em crescimento e que depende exclusivamente do avanço tecnológico para ser bem-sucedido.
Trata-se de um modelo de negócio promissor que descreve uma organização ainda jovem, com core tecnológico e com alto potencial de crescimento. Popularizado por conta de grandes nomes hoje já estabelecidos, como Facebook ou Instagram, as startups caíram no gosto dos empreendedores modernos.
Para quem visa se destacar em pouco tempo e cre que sua ideia de negócio pode crescer de forma escalável, ter uma startup pode ser a melhor ideia.
No entanto, muito além de investimentos — algo que startups sempre buscam para alavancar suas operações — uma empresa desse tipo depende também de tecnologia. E é justamente nesse ponto que a solução CTO as a service entra em cena.
Nesse artigo, você irá entender os benefícios dessa solução para as startups e conhecer mais sobre o funcionamento do CTO as a service! Confira.
CTO as a Service: o que é?
Antes de entender mais sobre o CTO as a service, vale voltar algumas casas e compreender o papel do Chief Technology Officer. Vamos lá?
O CTO é a pessoa responsável pela parte técnica do processo de desenvolvimento de software. Ele gerencia parceiros de tecnologia, desenvolvedores de software e suporte de TI, configura o processo e controle de desenvolvimento, além de tomar decisões importantes sobre os processos técnicos e de arquitetura.
Encontrar as pessoas ideais e otimizar o desenvolvimento de software também são duas das principais responsabilidades do CTO. Ou seja, é uma pessoa de extrema importância na execução de projetos, inovação estratégica e mentoria do negócio.
Bom, e o que é o CTO as a service?
O CTO as a service é a contratação dos serviços de assessoria técnica e de negócios de um Chief Technology Office para auxiliar uma startup ou uma empresa.
Esse serviço pode ser contratado por empresas novas no mercado, que não possuem um CTO ou mesmo não sabem como contratá-lo.
Quais os benefícios que essa solução pode oferecer às Startups?
Apesar de novo, o conceito de CTO as a service tende a crescer cada vez mais. Em especial no universo das startups. O motivo é simples: o CTO pode ter um grande impacto no crescimento de um negócio.
Veja bem: as startups são empresas normalmente muito novas e “verdes” no mercado, sem experiência em conduzir uma mudança tecnológica profunda — e necessária, em especial por conta de sua própria proposta.
Ou seja, sobram ideias e mesmo potencial técnico para criar produtos e soluções incríveis, mas falta o estofo estratégico e tecnológico tão necessário — e que normalmente um CTO tem.
Não à toa, o CTO geralmente é uma pessoa com profunda experiência em gerenciamento de assuntos técnicos e relacionados à equipe, já que atuou nesse cargo em algumas empresas durante sua carreira.
Infelizmente, nem todas as startups contam com pessoas desse perfil ou experiência em seu board. Além disso, contratar um profissional desse calibre, de forma integral, pode ser custoso.
Desse modo, uma startup pode usar os serviços de consultoria de CTO, auxiliando-a a realizar as mudanças de negócios mais importantes, sem onerar a empresa com as obrigações de um contrato de longo prazo.
O CTO as a service pode se encaixar em vários cenários e diante de diferentes necessidades corporativas, como:
- precisar de uma auditoria para o seu produto;
- sua equipe precisa de alguma orientação sênior;
- necessitar de uma consulta e mentoria imparcial;
- tem um MVP e deseja representá-lo perante os investidores;
- não ter certeza quais tecnologias são adequadas para o seu negócio;
- precisa de um CTO temporário para fornecer o equilíbrio dentro de sua empresa ou integrar novas tecnologias;
- conferir se as suas ferramentas organizacionais e técnicas atuais estão desatualizadas e precisam ser atualizadas;
- tem uma ideia de um produto, mas não tem conhecimento técnico suficiente para escolher as tecnologias certas e uma equipe.
O CTO as a service agrega valor à startup e ao mesmo tempo elimina o custo de um CTO permanente.
Esse serviço também ajudará sua empresa a resolver os problemas relacionados à tecnologia em vários níveis.
Entre os principais benefícios de contar com um CTO as a service, podemos elencar:
- Crescimento do desempenho empresarial;
- Desenvolvimento do plano de desenvolvimento de liderança e talentos;
- Entrega de valor imediato por meio da experiência, com um custo menor;
- Riscos operacionais reduzidos e estratégia de mitigação de risco aprimorada;
- Maior satisfação dos investidores com a criação de um planejamento financeiro de longo prazo;
- Monitoramento das tendências do mercado e busca incessante por oportunidades de negócios.
Conte com a Parafernália como parceira para fornecer o CTO as a Service
Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais difícil fazer escolhas assertivas.
Além disso, normalmente, os empreendedores trabalham com orçamentos curtos e várias opções no mercado para gastá-lo. Mas como fazer com segurança?
Investir em tecnologia requer estratégia e liderança adequadas para ter um impacto positivo na organização. Além disso, decisões complexas, como contratar a equipe técnica, são algo que os executivos de negócios precisarão tomar.
Em muitos casos, essas decisões podem ter efeitos de longo alcance na competitividade, estrutura de custos e resultados financeiros de sua empresa. Por isso, cada vez mais o serviço do CTO é requisitado.
Felizmente, o CTO as a service surge como alternativa, algo que agrega valor, reduz custos e pode ter impactos muito positivos em sua startup.
Que tal contar com o CTO as a service agora mesmo em sua startup? É só conversar conosco aqui da Parafernália Interativa!
Graças ao background tecnológico e alinhado às principais tendências de negócios, podemos atuar de forma consultiva em seus projetos de desenvolvimento, estruturando sua área de tecnologia e permitindo que você e seus sócios foquem no core business.