Conheça a importância e saiba como realizar a análise de desempenho de profissionais de TI da maneira correta

Conheça a importância e saiba como realizar a análise de desempenho de profissionais de TI da maneira correta

Se uma boa gestão é aquela que conta com dados quantificados para embasar suas decisões, a análise de desempenho é fundamental para avaliar uma equipe de funcionários. Grosso modo, esse é um recurso que ajuda a entender detalhadamente como os profissionais estão atuando, a fim de identificar pontos positivos e negativos.

Contudo, é natural que surjam algumas dúvidas sobre como realizá-la no setor de TI e, principalmente, sobre os benefícios que ela traz. Pensando nisso, criamos este conteúdo completo sobre o tema. A seguir você encontra o passo a passo para fazer a análise de desempenho na TI, além de entender métricas que vão ajudar você no processo. Confira!

Como realizar a análise de desempenho

Antes de começar, é importante detalhar os seus objetivos. Falamos de maneira superficial sobre o impacto da análise de desempenho, então vejamos essa questão mais a fundo. Alguns objetivos que você pode alcançar são:

  • identificar pontos fracos de alguns colaboradores;
  • identificar diferenciais de outros colaboradores que a empresa não conheça;
  • implementar melhorias na equipe;
  • ajudar os profissionais com pior desempenho a desenvolverem suas habilidades;
  • levantar dados importantes para o RH;
  • estreitar laços com a equipe;
  • engajar os profissionais no desenvolvimento de suas carreiras.

Tendo isso em mente, o primeiro passo é justamente definir seus objetivos. A partir deles, será possível selecionar os melhores indicadores para avaliar a performance em diferentes aspectos.

Escolha um método

Existem diferentes formas de avaliar uma equipe. Dentre os principais métodos, podemos destacar:

  • Autoavaliação: que envolve reflexão individual e uma reunião com o gestor para construção conjunta da análise;
  • Avaliação direta (90 graus): é a análise feita objetivamente pelo gestor em parceria com o RH;
  • Avaliação 360 graus: é uma análise mais completa, na qual o gestor, o profissional e os colegas ao redor fazem avaliações de todos os envolvidos;
  • Avaliação por indicadores: com base em KPIs específicos, o gestor levanta os dados de desempenho de cada profissional;
  • Avaliação comportamental: é um método que observa fatores mais específicos do perfil do profissional com base nos eixos dominância, influência, cautela e estabilidade.

No contexto da TI, a análise de desempenho se beneficia muito do uso de indicadores. Afinal, são equipes que lidam com demandas bastante específicas no seu dia a dia, seja atendendo chamados internos, seja solucionando problemas de clientes.

Defina uma escala de avaliação

A maioria dos métodos envolve uma escala de avaliação. O objetivo é que possamos comparar o desempenho dos profissionais da equipe e, assim, identificar pontos de destaque positivos e negativos. 

Uma dica importante é valorizar quem se destaca pelos bons resultados — e até mesmo contar com sua colaboração para ajudar quem precisa desenvolver melhor sua performance.

Comunique e aplique

Os profissionais da equipe devem saber que estão sendo avaliados, assim como o RH e os demais gestores. Isso evita criar uma situação de desconforto. Lembre-se de ser muito transparente e mostrar que o objetivo não é punir ou julgar os piores resultados, mas promover o crescimento coletivo da equipe.

Dê feedbacks

Realizar uma análise de desempenho e não divulgar os resultados aos analisados é um grande erro, pois gera a mesma situação de desconforto. É essencial envolver as pessoas nesse processo, dar um feedback e, principalmente, ouvir os profissionais. Muitas vezes, eles podem enriquecer a análise e ajudar nos passos seguintes.

As principais métricas para utilizarmos na TI

O setor de TI é o coração da gestão de tecnologia da empresa. Por isso, seu desempenho impacta todos os outros departamentos. A depender do serviço prestado pela empresa, isso pode alcançar os próprios clientes. Por isso, veja alguns indicadores que certamente vão enriquecer sua análise de desempenho:

  • Tempo Médio de Atendimento (TMA): é um indicador que mostra com objetividade o tempo necessário para o colaborador solucionar cada demanda;
  • Índice de First Call Resolution (FCR): com foco na taxa de resolução logo no primeiro contato, esse indicador mostra a autonomia e capacidade técnica do profissional;
  • Índice de bugs: focado no desenvolvimento de software, esse indicador mostra a quantidade de problemas solucionados e a qualidade desse serviço.

Lembre-se que existem diversos indicadores de desempenho de TI e muitos podem ser ampliados para termos maiores detalhes. O índice de bugs, por exemplo, pode abranger: bugs identificados por release, bugs críticos por projeto, bugs reportados em versões publicadas, proporção de horas de teste para encontrar bugs etc.

Análise de desempenho otimizada = benefícios para profissionais e empresas

O primeiro grande benefício é justamente entender mais a fundo o desempenho de cada profissional da equipe. Essa informação é estratégica, pois ajuda o gestor a desenvolver seu time e conquistar resultados cada vez melhores. A boa notícia é que os benefícios vão além, conforme listamos a seguir.

Otimiza o feedback

O feedback é uma ferramenta crucial para que os membros da equipe se mantenham engajados na melhoria contínua. O uso de indicadores fortalece a análise e ajuda o gestor a mostrar com detalhes os pontos positivos e os que precisam ser melhorados, dando objetividade a essa comunicação.

Valoriza sua equipe

A análise de desempenho também é uma ótima oportunidade para premiar quem se destaca na equipe. Isso motiva os profissionais e alavanca os resultados da TI.

Ajuda a identificar perfis profissionais

Quer alguém com um perfil específico para um cargo? A análise de desempenho ajuda a identificar esse talento. Vale lembrar que recrutar internamente é menos custoso e aumenta as chances de sucesso.

Melhora a comunicação interna

Se os colaboradores de uma empresa não se sentem valorizados, o desempenho tende a cair com o passar do tempo. Isso não significa que devemos simplesmente premiar. Valorização também significa se comunicar, criar um ambiente de trabalho saudável e, principalmente, ajudar os profissionais a alavancarem suas carreiras.

Sua TI pode estar formando um futuro talento que vai ajudar a empresa a decolar no mercado. Por isso, use a análise de desempenho para entender melhor o perfil — ou melhor, os diferentes perfis — da sua equipe e coloque essa informação para trabalhar a seu favor.

Quer garantir a eficiência da sua análise de desempenho e utilizá-la para alavancar sua empresa? Então, conte com quem é especialista no assunto!

A Parafernália é uma organização B2BC que auxilia empresas a desenvolverem seus negócios usando a TI de maneira estratégica.

Isso significa impulsionar a performance dos profissionais e usar as melhores soluções disponíveis no mercado. Assim, você estabelece uma rotina de trabalho mais eficiente para sua equipe e conquista resultados cada vez melhores.

Se quer entender como isso pode funcionar no contexto específico da sua empresa, entre em contato com a Parafernália e fale com quem mais entende do assunto!

O que o profissional deve saber sobre o mercado de TI
Os números do mercado de TI Brasileiro
Quais os desafios das mulheres no mercado de TI?