O que é e como funciona uma aceleradora de Startups

O que é e como funciona uma aceleradora de Startups

Aceleradoras de Startups são uma maneira que os empreendedores usam para dar mais velocidade ao crescimento do negócio e reduzir o tempo de estufa no mercado. Em outras palavras, é uma maneira de diminuir break even das Startups e dar o pontapé inicial, com muitas vantagens, na sua empresa.

Entretanto, para que isso ocorra é necessário analisar como está o cenário mundial atualmente, além de contratar especialistas que trabalham com esse aceleramento de Startups.

É possível fazer isso em todos os setores da empresa, como também focar somente em um nicho, como o de tecnologia. Cabe ao empreendedor escolher o que é preciso acelerar dentro do seu negócio e investir em empresas que trabalham com esse serviço.

Se você ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o assunto, continue aqui e acompanhe o artigo! Boa leitura.

Como anda o mercado de Startups no Brasil

O número de Startups no Brasil cresceu exponencialmente nos últimos anos. Segundo pesquisas, houve um aumento de 207% de 2015 até 2019. Os números são bastante expressivos e mostram como os empreendedores estão investindo nesse estilo de negócio. Mas por que o crescimento foi tão grande?

Simples! As metodologias de gestão usadas nesse modelo de trabalho são muito mais atrativas. Além de incentivarem a presença de bons líderes, é comum também que as Startups sejam descontraídas e ótimas para se trabalhar.

Já imaginou tirar aquele horário de almoço e poder jogar um videogame? Pode parecer um detalhe simples e quase ínfimo, mas pode melhorar muito o relacionamento do funcionário com os seus chefes.

É comum também ver empreendedores investindo em aceleradoras de Startups, que ajudam no desenvolvimento do negócio no mercado. Isso faz com que outros empresários fiquem interessados e queiram fazer parte dessa realidade.

O que é uma aceleradora de Startups

A aceleradora de Startups nada mais é que uma metodologia que ajuda no crescimento da empresa. Para isso, ela aplica estratégias que auxiliam na chegada aos objetivos do negócio, mas com práticas inteligentes.

Imagine que a sua Startup surgiu recentemente no mercado e que você precisa lucrar o quanto antes para não entrar em falência. Entretanto, geralmente, para começar a ganhar valores expressivos, a empresa precisa esperar bastante tempo.

A tarefa da aceleradora de Startups surge nesse quesito: ela vai aplicar as melhores práticas de gestão, organização e desenvolvimento no seu negócio, para que ajude a reduzir esse tempo de crescimento.

Isso tudo ainda com preço reduzido, com verba apenas para “sobrevivência” durante esse período. Ou seja, não é um gasto que irá prejudicar o negócio e nem pesar para as contas. 

Muitos empreendedores já conseguiram diminuir o prazo do break even com a ajuda de especialistas em aceleramento de Startups. Essa é uma ótima opção para ganhar destaque no mercado.

Como funciona uma aceleradora de Startups

O funcionamento de uma aceleradora de Startups não é simples, porém todos os envolvidos são bem orientados.

Nesse caso, o empreendedor precisa entrar em contato com as empresas que aplicam esse aceleramento e mostrar quais são os objetivos e metas. Com base nesses dados, eles vão analisar o que pode ser feito e se é possível alcançar os resultados em um prazo menor.

Para isso, eles vão estudar, por exemplo, como está o mercado atualmente. 2020 foi um ano atípico devido à pandemia e os especialistas tomaram bastante cautela para entender esse cenário e como reagir diante dele. 

Com base nesse cenário, muitas medidas foram diferentes das que eram comuns até então. Os empreendedores por si só poderiam errar fatalmente, colocando a presença do seu negócio no mercado em risco. É por isso que a aceleradora é tão importante!

Algumas práticas das aceleradoras de Startups são a aplicação de treinamentos entre os colaboradores, ajuda e orientação de gestores altamente qualificados, além da imersão na realidade de outras empresas, que mostram como cada um deve agir no mercado.

Aceleradora x Incubadora: entenda a diferença

Existe outro serviço que muitos empreendedores confundem com a aceleradora de Startups: as incubadoras.

De forma geral, as aceleradoras trabalham com mentorias e orientações personalizadas, que atendem negócios de diferentes tamanhos. Tudo é personalizado de acordo com o nicho de atuação e porte da empresa.

Em contrapartida, as incubadoras são mais específicas. Elas trabalham geralmente só com um nicho, além de focar em pequenos negócios.

Se você tem uma Startup que já se encaixa no perfil de médio porte, certamente as incubadoras não são a melhor opção. Além de não suportarem o tamanho, elas também não oferecem uma variedade de serviços.

Mas não ache que isso é uma camisa de força! Se você possui uma empresa de pequeno porte, é possível também optar pela aceleradora de Startups.

CTO as a Service: a solução Parafernália para auxiliar no crescimento das Startups

Independente do porte do seu negócio, hoje em dia a tecnologia é a maior aliada do mercado.

Diante do cenário totalmente tecnológico que vivenciamos, já imaginou ter uma aceleradora de Startups voltada somente para o software da sua empresa? Isso é possível!

O CTO as a Service da Parafernália é uma solução dedicada para os sistemas das empresas, sejam de pequeno ou grande porte, que busca levar assessoria técnica da melhor qualidade e entregar para o software de sua Startup.

Tudo isso somente com o dinheiro de “sobrevivência”, como é chamado o baixo custo da assessoria de aceleramento de Startups, sem pesar no bolso do seu negócio.

Para saber mais, entre em contato conosco!

O que o profissional deve saber sobre o mercado de TI
Os números do mercado de TI Brasileiro
Quais os desafios das mulheres no mercado de TI?