[ ] Case: Fabriq
Desenvolvimento de Software de Gerenciamento de Processos Industriais.
Em 2018 a OSS Ventures, sediada em Paris, França, nos convidou para sermos parceiros no desenvolvimento de produtos digitais para startups voltadas à indústria. A primeira delas foi a Fabriq.
A proposta da era construir ferramentas focadas no gerenciamento de processos industriais. Precisávamos de gestão de tarefas, gestão de incidentes, gestão de rotinas, bem como comunicação e integração entre os times. O software também precisava de uma robusta coleta e análise de dados para suportar tomadas de decisão estratégicas.
Além disso, havia um desafio extra de usabilidade, pois o software precisaria ser usado em telas de toque, instaladas no chão de fábrica, sem perder a usabilidade em desktops.
O lançamento
Quando chegamos, a Fabriq já estava rodando provas de conceito utilizando ferramentas como Google spreadsheets e Airtable. Alguns clientes já tinham assinado antes de começarmos, o que nos trouxe o desafio de entregar a primeira versão da ferramenta em apenas 2 meses.
Para o frontend foi escolhido o Vue, framework que o fundador já conhecia e se sentia confortável. Para o backend escolhemos utilizar o Django, por ser um framework que acelera muito o desenvolvimento, e assim conseguimos cumprir o prazo inicial e garantir para a startup seus primeiros contratos.
Evoluir e escalar
Depois da primeira entrega, o desafio foi seguir atendendo a grande demanda dos primeiros clientes por novas funcionalidades, sem perder a estabilidade.
O sucesso inicial trouxe novos clientes, e com eles veio uma pressão constante por escala e segurança. Para atender estas demandas começamos a decompor o software e aproveitar a escalabilidade e segurança dos componentes da AWS.
<犀利士
!– wp:heading –>
Maturidade
A Parafernália foi o time de tecnologia de 2017 a 2021, enfrentando e aprendendo com todas as dores do crescimento, e levando a empresa de uma ideia até um produto consolidado, atendendo grandes indústrias européias como Merck, Lisi Aerospace e Schneider Electric. Em 2021 a empresa conseguiu um grande investimento, que a possibilitou montar seu próprio time de tecnologia.
Outros cases de sucesso
Aos Fatos
O Aos Fatos, em parceria com a Parafernália, formou seu time de tecnologia após receber...
Mercateam
A Mercateam é uma startup francesa que desenvolveu uma plataforma SaaS de gerenciamento de...
Kraaft
A Kraaft é uma startup francesa que desenvolveu um aplicativo para facilitar a comunicação em...
Statkraft
A Statkraft é líder mundial em hidrelétricas e a maior geradora de energia renovável da...